TREINAMENTO
Militares do GSD-CO realizam treinamento para Missões de Paz da ONU
Militares do Grupo de Segurança e Defesa de Canoas (GSD-CO) participaram, entre os dias 23 e 27/06, de um treinamento conjunto com o Exército Brasileiro (EB). A atividade integrou o Estágio Preparatório para Comandantes de Subunidades e Pelotão para Operações de Paz 2025 (EPCOSUPEL), conduzido por instrutores do Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil (CCOPAB).
O treinamento foi realizado nas instalações do 33º Batalhão de Infantaria Mecanizada e teve como objetivo aprimorar a capacitação tática e fortalecer o entrosamento entre as Forças Armadas, promovendo a interoperabilidade em contextos operacionais de missões de paz.
Com foco no desenvolvimento de competências essenciais para futuros comandantes, a formação abordou temas como liderança em campanha, operações ofensivas e defensivas, planejamento de missões e tomada de decisão sob pressão. Também foram trabalhados aspectos fundamentais para o cumprimento eficaz dos mandatos da Organização das Nações Unidas (ONU), como a proteção de civis, coordenação interagências, aplicação das regras de engajamento e do Direito Internacional Humanitário.
Durante o estágio, os militares foram submetidos a simulações realísticas de combate e patrulhamento, utilizando técnicas, táticas e procedimentos padronizados entre as Forças. A integração promoveu o alinhamento doutrinário e fortaleceu o espírito de corpo entre os participantes.
“Participar do EPCOSUPEL foi uma experiência enriquecedora. A integração com o Exército ampliou nossa visão sobre a interoperabilidade necessária em operações de paz, onde coesão e entendimento mútuo são fundamentais. As simulações nos colocaram diante de desafios reais, exigindo tomada rápida de decisões, equilíbrio emocional e empatia. Sinto-me mais preparado para representar o Brasil em missões da ONU”, afirmou o Tenente de Infantaria David Felipe Falcão de Medeiros, do GSD-CO.
O EPCOSUPEL representa um marco importante na formação de Oficiais e Graduados, preparando-os para o exercício de funções de comando em organizações militares. A participação de integrantes da Força Aérea Brasileira evidencia o compromisso com a ampliação da capacitação do seu efetivo e com a promoção da cooperação interforças como elemento estratégico para a eficiência operacional em missões internacionais.
Fotos: Sargento Amaro / GSD-CO